Privativo Tour
A Magnífica Casa de Santos Dumont

Petrópolis no Rio de Janeiro é cheia de locais históricos para se visitar e um deles é essencial para qualquer turista: A Casa Santos Dumont. Carinhosamente apelidada de ‘A Encantada’, essa construção é cheia de história. Se você quer saber algumas curiosidades e uma visão geral sobre a história desse local, continue lendo nosso artigo e descubra!

Primeiramente, devemos dizer que em 18 de abril Santos Dumont efetuou a compra do terreno de sua casa. Ela foi desenhada e planejada pelo próprio, com ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras para servir de residência de verão. Por conta da sua localização, no antigo morro do Encanto, foi chamada de “A Encantada”.

Quem é um fã da história brasileira vai amar estar dentro desse local. Ademais, ele funcionava como uma espécie de biblioteca, escritório e oficina para Santos Dumont. Se você é curioso para saber mais sobre a vida dessa figura, estar dentro dessa casa pode responder várias questões!

Quem era Santos Dumont?

Dumont foi nascido no sítio Cangabu, na cidade de Palmira, que posteriormente seria rebatizada em homenagem a seu ilustre cidadão, no estado de Minas Gerais, Alberto Santos Dumont veio ao mundo no dia 20 de julho de 1873

Na “Cidade Luz”, fez seu primeiro voo em um balão alugado e, um ano depois, construiu o seu que recebeu o nome em homenagem ao seu país de origem: Brasil. A partir desta criação, ele começou a pensar em soluções para a dirigibilidade e propulsão dos balões. Após desenvolver e voar em outros 6 dirigíveis, Santos Dumont criou o 14 Bis. Ademais, este avião era um aeroplano branco cujas asas eram feitas de pipas-caixa e continha um motor de 50 cavalos-vapor.

Quais são os pontos mais interessantes da Casa Santos Dumont?

Só o fato dela ter pertencido a uma das maiores figuras da história brasileira já faz desse local um espetáculo à parte. No entanto, existem alguns pontos que você provavelmente vai focar se visitar essa casa. Quer saber quais os pontos mais interessantes da Casa Santos Dumont? Continue lendo!

Conheça a Magnífica Casa de Santos Dumont - O Projeto

As escada peculiares

Logo na entrada, os degraus da casa estão recortados, obrigando quem vá subir a entrar com o pé direito. Enquanto alguns acreditam que o feito seja superstição, outros relembram que Santos Dumont era um homem muito baixo (1,52 metros), o que fez com ele tenha recortado a escada para seu joelho não bater no degrau seguinte.

Não existe nenhuma cozinha

Ademais, outra curiosidade é que a casa não conta com cozinha: quando Santos Dumont estava hospedado em Petrópolis, suas refeições eram preparadas no Palace Hotel. O antigo hotel, que hoje abriga a Universidade Católica de Petrópolis, fica em frente a Casa de Santos Dumont e também é conhecido na cidade pelo seu relógio de flores no jardim.

O observatório de Dumont

Santos Dumont era um homem apaixonado pelo céu e pelas estrelas. Sendo assim, para alimentar essa sua paixão, no terraço da casa, ele construiu um observatório onde passava horas admirando as estrelas.

Como é a Casa Santos Dumont por dentro?

A casa, em si, não esbanjava luxo e tinha os cômodos simples e bem definidos. A sala funcionava tanto quanto escritório, quanto biblioteca. Na parte de cima havia apenas um pequeno banheiro e o espaço para o colchão sob o madeiramento. Santos Dumont também montou uma oficina na casa onde passava horas trabalhando em suas criações.

O projeto da casa foi todo desenhado pelo próprio Santos Dumont, porém foi seu amigo e engenheiro Eduardo Pederneiras que assinou o projeto, que tem o formato de um chalé tipo alpino francês. Hoje a casa é um museu histórico que conta com cartas e livros deixados por Santos Dumont.

A casa fica na Rua do Encanto, 22, no Centro. A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30. Os ingressos custam R$10,00 e há meia entrada para estudantes, professores e idosos. Sendo assim, é uma pequena entrada para conhecer bastante história.

Como se programar para visitar o local?

Petrópolis é uma cidade bem sinalizada com informações turísticas para os visitantes, mas não há uma equipe de guias de turismo no interior da Casa de Santos Dumont. Sendo assim, é recomendável que agende sua visita com a gente e encontre alguns dos melhores hotéis de Petrópolis para se hospedar enquanto você está visitando o local. Além disso, você pode visitar outros pontos turísticos da cidade, como:

A cidade de Petrópolis é um local histórico que vale a pena conferir pelo menos uma vez na vida. Agora que você já conhece mais sobre a Casa Santos Dumont, faça uma hospedagem e conheça de pertinho esse pedaço de história brasileira de um dos personagens mais ilustres do país.

Booking.com
AGENDE UMA VISITA !