Privativo Tour
Catedral São Pedro de Alcântara

Não é à toa que Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, segue encantando à todos que a visita, a cidade possui um bonito e conservado centro histórico e suas origens remontam à época em que o Brasil vivia em regime de monarquia. Uma das obras primas da cidade é a Catedral de São Pedro de Alcântara, conhecida como a Catedral de Petrópolis, um lugar que encanta até os mais descrentes. 

A catedral fica no coração do centro histórico da cidade e foi construída graças aos esforços da Princesa Isabel, sendo a construção inspirada na arquitetura francesa. Quer saber mais sobre essa linda construção com entrada gratuita em Petrópolis? Continue lendo e descubra mais sobre o local!

Qual é a história da Catedral São Pedro de Alcântara?

A pedra fundamental para a construção da Catedral foi lançada em 12 de março de 1876, sob a responsabilidade do engenheiro Francisco Caminhoá. Em estilo neogótico francês.

No fundo do altar destacam-se as imagens em mármore do Imperador Dom Pedro e da Imperatriz Teresa Cristina, cujos restos mortais encontram-se na Catedral. O mausoléu foi inaugurado por Getúlio Vargas em 1939, após o traslado dos restos mortais dos imperadores que estavam desde 1921 na Catedral Metropolitana, no Rio de Janeiro. Ao lado deles estão as imagens e os restos mortais da Princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu.

 São 2.227 tubos, no seu  orgão 33 registros e três teclados manuais. A porta de entrada, metalizada, foi executada pela escola de Aprendizes de São Paulo, segundo desenho de Glash Veiga: cada folha pesa nada menos que 2.400 kg.

É possível também subir até a torre, apreciar a vista da cidade e ver os cinco sinos de bronze, fundidos na Alemanha, que pesam, em conjunto, nove toneladas.

Como é por dentro da Catedral São Pedro de Alcântara?

Catedral São Pedro de Alcântara
Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis / Fonte: Booking.com

O ambiente interno da Catedral de Petrópolis possui um canto gregoriano ao fundo, criando um clima de paz e mistério. Alguns detalhes merecem ser observados como os confessionários, feitos de madeira talhada, o órgão, composto por 33 registro, 3 teclados manuais, 1 pedal e 2227 tubos, sendo que os maiores medem 7 metros de altura, a Capela do Batistério e o Altar-Mor. O interior da catedral abriga uma bonita escultura de São Pedro de Alcântara, o padroeiro de Petrópolis e do Brasil.

O Mausoléu Imperial também pode ser visitado por todos, está em uma capela na parte interna da igreja. Lá estão os restos mortais do imperador D. Pedro II, da imperatriz D. Tereza Cristina, da princesa Isabel e do Conde d’Eu. O interessante é que sobre as lápides, foram construídas esculturas em tamanho real das personalidades, despertando ainda mais a curiosidade dos visitantes.

Como funciona a visita na Catedral de Petrópolis?

A visita à Catedral de Petrópolis é gratuita e vale muito a pena, é um lugar de paz e reflexão, além de ser parte importante na história de Petrópolis e do país. A Catedral está localizada na Rua São Pedro de Alcântara 60, no Centro de Petrópolis. A visita pode ser realizada diariamente de 8h às 18h, sendo que as visitas à torre acontecem de terça feira à sábado, das 10h às 17h.

Outra atividade que pode ser aproveitada durante a visita é a subida até a torre do sino, de onde se tem uma bonita vista panorâmica para a cidade, além de ver de perto os enormes sinos, tão potentes que podem ser ouvidos de pontos distantes da Catedral de Petrópolis. A subida é paga, cerca de R$15, onde podem subir até 15 visitantes por vez.

Qual é a melhor forma de visitar a Catedral São Pedro de Alcântara?

Se você está planejando uma viagem para Petrópolis e quer tirar bom proveito de todos os locais dessa cidade histórica, é ideal ser acompanhado de um guia de turismo de qualidade. Para isso, recomendamos que você confira o trabalho que nós da Privativo Tour oferecemos para que você tenha a melhor experiência possível, economizando tempo e dinheiro!

Com a Privativo Tour você pode ver os principais pontos turísticos de Petrópolis no Rio de Janeiro, como, por exemplo:

Fora isso, nosso guia de turismo aproveita o passeio para ensinar muitos fatos históricos sobre cada local que você visita. Ou seja, é uma experiência divertida, gratificante e muito educativa para todos!

Se quer ver a Catedral São Pedro de Alcântara de pertinho ou qualquer outro ponto turístico de Petrópolis pelo melhor preço e maior segurança, entre em contato com a Privativo Tour e agende já sua tour pela Cidade Imperial no Rio de Janeiro.

Booking.com

Leave A Comment

AGENDE UMA VISITA !