A Catedral de São Pedro de Alcântara
A Catedral de São Pedro de Alcântara ou simplesmente Catedral de Petrópolis, é uma linda igreja católica localizada em Petrópolis, no Rio de Janeiro, dedicada a São Pedro de Alcântara, santo padroeiro da cidade.
Um pouco da História da Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis
Construída na cidade de Petrópolis entre os períodos de 1884 a 1925, a Catedral São Pedro de Alcântara foi inspirada no estilo neogótico o que a torna imponente e uma atração à parte.
A Construção da Catedral
Encomendado pelo arquiteto Francisco Caminhoá, um apaixonado pelas igrejas francesas, o projeto foi inspirado principalmente nas famosas catedrais do norte da França.
O projeto foi entregue inicialmente nas mãos de Manuel Pereira Jerônimo, filho ilustre da cidade e empreiteiro de bastante sucesso na época.
A construção da catedral continuou até 1901, já depois da Proclamação da República, onde os recursos ficaram escassos e a obra teve que ser suspensa até meados de 1918 onde o engenheiro Heitor da Silva Costa
assumiu a obra até sua conclusão em 29 de novembro de 1925.
A construção da torre
A linda torre da catedral só foi construída entre os anos de 1960 a 1969. A torre tem setenta metros de altura e um carrilhão com 5 sinos de bronze que pesa mais de nove toneladas e foram produzidos na cidade de Passau na Alemanha.
O Interior da Catedral
Com três naves principais, a Catedral São Pedro de Alcântara mede 70 metros de comprimento, 22 metros de largura e 19 metros de largura nas naves.
Toda a fachada principal da igreja é feita com arcos pontiagudos que apresenta um imponente portal de entrada. Como detalhes, a fachada central tem um calvário com a crucificação de Cristo, e na sua parte superior estão as estátuas de São Marcos, São João Lucas , São Lucas e São Mateus (feitas carinhosamente pelo escultor Adam Bordignon).
Do lado esquerdo da sua entrada fica o batistério, com a pia batismal original da primeira igreja matriz de Petrópolis (1848). Com um lindo altar central, construído em pedra calcária de lioz portuguesa, está a estátua de São Pedro de Alcântara, caprichosamente esculpida em mármore de Carrara por Jean Magrou, um famoso escultor francês da época(1925). Os vitrais de 1930, retratam várias passagens bíblicas.
Ao lado direito da entrada, fica o famoso Mausoléu Imperial.
O Mausoléu Imperial
A Catedral São Pedro de Alcântara também abriga em seu interior o famoso Mausoléu Imperial, uma pequena capela onde guarda os restos mortais de Dom Pedro II (último imperador do Brasil) e de sua família como:
- A Imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II (1822-1889);
- A Princesa Isabel, herdeira de Dom Pedro II (1846–1921);
- O Príncipe Gaston, marido da Princesa Isabel (Conde d’ Eu 1842–1922);
- Pedro de Alcântara, filho da Princesa Isabel (Príncipe do Grão-Pará 1875–1940);
Como visitar a Catedral e conhecer toda a sua história
Você viu aqui apenas um pouco dos encantos da Catedral São Pedro de Alcântara, ainda existem muitas histórias, imagens, fatos e eventos que só podem ser vistos pessoalmente, por isso, ao visitar a cidade de Petrópolis, contate imediatamente um de nossos Guias de Turismo.
Nossos Guias são especializados em atendê-lo e conhecem como ninguém a história da região e suas atrações turísticas. Torne o seu passeio único e inesquecível, conte com todo o suporte de um de nossos Guias Profissionais.
Portanto, agende já um passeio!