Privativo Tour
Conheça o Museu Imperial em Petrópolis

Petrópolis no Rio de Janeiro é uma cidade histórica que traz consigo raízes imperiais, portanto não é por nada que o local é lar do Museu Imperial. O Museu Imperial de Petrópolis é um dos pontos turísticos de maior interesse do povo, portanto você precisa saber mais sobre o local antes de visitar. Ficou curioso para saber mais? Continue lendo e saiba sobre sua história!

Qual é a história por trás do Museu Imperial de Petrópolis?

O local já foi conhecido como Palácio Imperial de Petrópolis, hoje Museu Imperial, que foi a residência predileta do Imperador D. Pedro II. O Museu Imperial de Petrópolis é cenário dos melhores momentos da vida do monarca, como ele mesmo registrou em correspondências dirigidas a diversos interlocutores.

Sua construção, iniciada em 1845, por determinação do jovem Imperador, deu origem à cidade de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro. O projeto original do major e engenheiro germânico, Júlio Frederico Koeler, superintendente da Fazenda Imperial, foi seguido, após sua morte, pelos arquitetos Joaquim Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rebelo.

Ao longo dos 165 anos de sua existência, o Palácio serviu como residência de verão e educandário até se tornar museu, em 1943. Além de abrigar vasto e importante acervo histórico e artístico. Dessa forma, o Museu Imperial de Petrópolis recebe mais de 300 mil visitantes ao ano.

O que conta no acervo do Museu Imperial de Petrópolis?

Antes do prédio virar uma escola, ele precisou ser esvaziado. Na época, todos os móveis e objetos que faziam parte da residência de Verão da família imperial foram transferidos a outros lugares. 

Porém, desde que virou um museu, a instituição já acumulou mais de 300 mil itens da época Brasil colônia em seu acervo! Quer saber sobre alguns desses itens? Continue lendo e descubra sobre o acervo do Museu Imperial de Petrópolis.

Museu Imperial de Petrópolis

O trono imperial

O Trono Imperial fica na Sala de Estado, que é onde o imperador recebia visitantes ilustres. No entanto, o trono em exposição ficava, na verdade, na residência oficial do Paço de São Cristóvão. Nesta mesma sala, há pinturas e valiosos itens de porcelana em exposição.

A coroa de D. Pedro II

Esta coroa foi feita especialmente para a coroação de D. Pedro II, e é uma obra de ourivesaria de Carlos Marin. Algumas jóias da família foram desmanchadas para fazer a peça. Os brilhantes e o fio de pérolas, por exemplo, eram originalmente parte de jóias do seu pai, D. Pedro I. Esta é uma das peças mais valiosas do acervo do Museu Imperial de Petrópolis.

O último retrato do imperador D. Pedro

Também faz parte do acervo o último retrato do imperador D. Pedro I feito no Brasil, antes do seu retorno a Portugal. A obra é uma pintura de Simplício Rodrigues de Sá, que foi comprada pelo Museu Imperial em um leilão em Londres. Rodrigues de Sá foi um pintor português que estudou com o famoso Jean Baptiste Debret.

Quartos das Princesas

A princesa Isabel e a princesa Leopoldina passaram boa parte da sua juventude no palácio imperial, até se casarem. No museu, há réplicas dos quartos em que dormiam as princesas, com móveis típicos do estilo rococó português, mas fabricados no Brasil com madeira de jacarandá.

Quais são os dias e horários para ir até o Museu?

O palácio do Museu Imperial Petrópolis fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h (o portão para entrar no jardim fecha as 17h). A .Além disso, os jardins abrem às 7h e a cafeteria abre às 10h, porém ambos fecham às 18h.
10 reais  inteira pagamento somente em  dinheiro físico. 

O endereço do museu é Rua da Imperatriz, 220, Centro – Petrópolis RJ. A cidade é bastante acessível a partir de carros do Rio ou de Minas usando a BR-040. Já quem chega pela rodoviária também tem várias opções de ônibus que levam até o centro.

Como se programar para ir ao Museu?

Agora você já sabe tudo do mais interessante sobre esse local histórico e provavelmente ficou com vontade de visitar ele, não é mesmo? Sendo assim, fique sabendo que Petrópolis no Rio de Janeiro é uma cidade incrível de se conhecer. Além do Museu Imperial, você também pode conferir:

Sendo assim, para ter a melhor experiência, você pode agendar uma visita conosco. Dessa forma, sua família pode aproveitar tudo que Petrópolis tem a oferecer graças a Privativo Tour. Nosso principal diferencial é deixar de cronometrar seus passeios, assim sua família aproveita o máximo que puder durante o passeio.

E aí, ficou interessado? Então agende uma visita para o Museu Imperial de Petrópolis hoje mesmo e conheça toda sua história incrível e marcante.

 

Booking.com
AGENDE UMA VISITA !